If you are using the jQuery library, then don't forget to wrap your code inside jQuery.ready() as follows: jQuery(document).ready(function( $ ){ // Your code in here }); -- If you want to link a JavaScript file that resides on another server (similar to ), then please use the "Add HTML Code" page, as this is a HTML code that links a JavaScript file. End of comment */

Se o problema é turnover, a solução é educação (mas não qualquer uma)

O varejo é um segmento sensível a mudanças. Crise econômica e no consumo? O varejo precisa acompanhar. Crescimento do e-commerce? O varejo precisa de adaptar. E no país com o maior índice de rotatividade de colaboradores, não podia ser diferente, o setor varejista é um dos mais afetados.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), indica que a média de turnover no varejo brasileiro é de 36%. A alta taxa se deve a alguns fatores: a sensibilidade citada no início do texto, carga horária, escala de trabalho nos finais de semana e, por último, mas não menos importante, a falta de crescimento pessoal e profissional.

Em 2014, enquanto o Brasil registrava aumento de 82% de rotatividade de funcionários, o Grupo Pão de Açúcar, desenvolvia um programa que reduziu o turnover em 17 pontos percentuais, programa esse que promoveu a capacitação de seus funcionários. A iniciativa começou no Rio de Janeiro e foi replicada em lojas de outros estados. Em entrevistas da época, Marcos Rogério Femea, diretor de operações (SP/PR) do Grupo, informou que o engajamento das equipes subiu de 37% para 64% após o experimento.

Com isso em mente, há oito anos, nós, CEOs de empresas e departamentos de talentos, continuamos buscando alternativas para o maior desafio do mundo corporativo que é desenvolver colaboradores e fortalecer uma cultura que crie times de alta performance. Apesar do mercado de treinamento oferecer palestras, cursos online e presenciais, eventos in company, nenhuma alternativa parece resolver a questão de fato. Isso acontece porque a educação virou uma commodity, com metodologias falhas que visam consumo acelerado de conteúdos e se esquecem do processo de aprendizado real.

Essa é a lacuna que a gonow1 preenche, acompanhando o desenvolvimento, customizando trilhas de aprendizado e colocando o colaborador no centro de tudo por meio da multiexperiência. Acreditar na educação de qualidade é o que nos move e nossa missão é levar esse conceito para a sua empresa e promover a transformação de seus colaboradores.

Te convido a conhecer nossas soluções sob medida para a sua empresa. Me chama e vamos juntos pelo desenvolvimento de pessoas.

Entre em contato

Autor

Rodrigo Maia

CEO e Cofundador da gonow1. Experiência de 23 anos como jornalista: CNN Brasil, TV Record, Record News e TV Bandeirantes; Criador do CNN Educação; Consultor no mercado de treinamentos corporativos há 10 anos. Doutor em Linguística pela PUC-SP; Pós-doutorado concluído em Comunicação. Experiência internacional como palestrante: Columbia University, Berkeley University, FIU, Princeton University, Georgetown University, Harvard University.

Artigos Relacionados

×