Por que você ainda finaliza seus e-mails com “Att.”?
O velho e sem sentido “Att.” insiste em figurar o fechamento dos e-mails. Tenho a impressão de que essa praga linguística ganhou mais força do que eu imaginava. E é exatamente por isso que eu estou aqui como o inseticida para pôr fim a essa catastrófica finalização dos correios eletrônicos.
Caríssimo, “Att.” é a abreviação da palavra inglesa “attencion” que significa “aos cuidados de”, portanto não faz sentido finalizarmos dessa forma. O e-mail é um registro formal em que as suas escolhas lexicais ficarão perpetuadas na caixa de entrada do receptor, portanto a gramática normativa deve ser respeitada.
Talvez você esteja se perguntando: “Mas todo mundo escreve “Att.”, porque eu também não posso?”. Verdade, todo mundo escreve! E você não pode escrever porque você não é todo mundo… ouça o que sua mãe já lhe dizia nos primeiros anos de vida.
Quando for finalizar o seu e-mail, opte pela abreviação recomendada pelas principais gramáticas normativas: “At.te”. Caso prefira, escreva o termo por inteiro: “Atenciosamente”. Erros gramaticais na fala ou na escrita arranham a credibilidade pessoal e profissional do autor.
Obedeça à sua mãe: você não é todo mundo! Abrevie da forma correta!
Até semana que vem, prezado.
Autora
Telma Castelhano
Professora mestra pela PUC-SP com 22 anos de atuação em colégios particulares. Vasta experiência em gramática normativa, revisão e produção de textos.
Respostas