Sua criatividade é Lady Gaga ou Taylor Swift?

É isso mesmo que você leu, só que em um post corporativo normal eu perguntaria: qual é o seu tipo de criatividade? 

Costumo dizer que criatividade é meu “branding” e muita gente acha que criatividade é praticamente um dom divino que você tem apenas se foi abençoado pelos anjos do design ou algo assim. Bem, vamos lá: 

I live for the applause! 

Desde usar uma lagosta na cabeça, fazer pop, country, jazz, atuar e colecionar momentos marcantes na história – como usar um vestido de carne – este é o tipo de criatividade que é mais notado e falado. É daí que surgem os tabus de que só os que fazem algo extremamente chamativos são os donos desse poder. 

    • Você gosta de chamar atenção pelas suas ideias? 

    • Gosta de “chocar o mundo”? 

    • Se considera “f*dão das ideias”? 

    • Mostra versatilidade e que consegue ser bom em tudo que se propõe? 

Bom… então este é o seu tipo de criatividade, você vive pelo aplauso! 

O poder do storytelling!  

Quem acompanha sabe que a cantora é uma compositora de mão cheia e traz um repertório musical conciso, mas variado. Capaz de escrever centenas de músicas para um único álbum, compor músicas de 10 minutos e viajar em vários estilos, haja criatividade para criar tantas histórias! Esse é um tipo mais retraído e que às vezes prefere ficar nos bastidores. 

    • Você é uma pessoa mais tímida e não gosta tanto de chamar atenção pra si? 

    • Prefere que o foco seja na sua criação e não em você? 

Então você e a loirinha têm tudo a ver!

E aí eu pergunto a você: qual delas é melhor?????? 

E a resposta é……. 

Não existe melhor ou pior, e sim um uso apropriado de cada uma delas! 

Muitas pessoas chegam e me falam: “Queria ser criativo que nem você”. E minha resposta é sempre a mesma: “Você com certeza é uma pessoa criativa, só não está se valorizando ou ainda não se deu conta”. Criatividade não é dom, e sim autoconhecimento. Você se conhecer a ponto de saber o que tem de melhor e valorizar isso. 

Eu particularmente sou Lady Gaga, vivo para encontrar soluções diferentes de tudo o que já foi feito e expressar minhas ideias loucas. 

Mas há aqueles que escrevem brilhantemente, os que fazem contas que mudam o mundo, e por aí vai. Você é criativo, do seu jeito, então valorize isso, se permita! 

Autor

Ricardo Costa

Jornalista com especialização em Marketing Organizacional pela Unicamp. Atua na área de Treinamento & Desenvolvimento, sendo responsável pela capacitação das equipes de vendas de grandes marcas do varejo como mmartan, ARTEX, casa moysés e Puket. Atualmente, é Coordenador Educacional na gonow1 e acredita no poder da comunicação estratégica e criatividade para potencializar a aprendizagem no mundo corporativo.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×