Sua criatividade é Lady Gaga ou Taylor Swift?
É isso mesmo que você leu, só que em um post corporativo normal eu perguntaria: qual é o seu tipo de criatividade?
Costumo dizer que criatividade é meu “branding” e muita gente acha que criatividade é praticamente um dom divino que você tem apenas se foi abençoado pelos anjos do design ou algo assim. Bem, vamos lá:
I live for the applause!
Desde usar uma lagosta na cabeça, fazer pop, country, jazz, atuar e colecionar momentos marcantes na história – como usar um vestido de carne – este é o tipo de criatividade que é mais notado e falado. É daí que surgem os tabus de que só os que fazem algo extremamente chamativos são os donos desse poder.
-
- Você gosta de chamar atenção pelas suas ideias?
-
- Gosta de “chocar o mundo”?
-
- Se considera “f*dão das ideias”?
-
- Mostra versatilidade e que consegue ser bom em tudo que se propõe?
Bom… então este é o seu tipo de criatividade, você vive pelo aplauso!
O poder do storytelling!
Quem acompanha sabe que a cantora é uma compositora de mão cheia e traz um repertório musical conciso, mas variado. Capaz de escrever centenas de músicas para um único álbum, compor músicas de 10 minutos e viajar em vários estilos, haja criatividade para criar tantas histórias! Esse é um tipo mais retraído e que às vezes prefere ficar nos bastidores.
-
- Você é uma pessoa mais tímida e não gosta tanto de chamar atenção pra si?
-
- Prefere que o foco seja na sua criação e não em você?
Então você e a loirinha têm tudo a ver!
E aí eu pergunto a você: qual delas é melhor??????
E a resposta é…….
Não existe melhor ou pior, e sim um uso apropriado de cada uma delas!
Muitas pessoas chegam e me falam: “Queria ser criativo que nem você”. E minha resposta é sempre a mesma: “Você com certeza é uma pessoa criativa, só não está se valorizando ou ainda não se deu conta”. Criatividade não é dom, e sim autoconhecimento. Você se conhecer a ponto de saber o que tem de melhor e valorizar isso.
Eu particularmente sou Lady Gaga, vivo para encontrar soluções diferentes de tudo o que já foi feito e expressar minhas ideias loucas.
Mas há aqueles que escrevem brilhantemente, os que fazem contas que mudam o mundo, e por aí vai. Você é criativo, do seu jeito, então valorize isso, se permita!
Autor
Ricardo Costa
Jornalista com especialização em Marketing Organizacional pela Unicamp. Atua na área de Treinamento & Desenvolvimento, sendo responsável pela capacitação das equipes de vendas de grandes marcas do varejo como mmartan, ARTEX, casa moysés e Puket. Atualmente, é Coordenador Educacional na gonow1 e acredita no poder da comunicação estratégica e criatividade para potencializar a aprendizagem no mundo corporativo.
Respostas